Medidas e comparações - Astronomia #6

           O programa Origem da Novo Tempo vem com uma super matéria confiram! 

Unidade astronômica e métodos físicos como a paralaxe (que mede a distância de uma estrela) explicada pelo Físico Mestre em Tecnologia nuclear aplicada David Barg Filho que serve para medir astros mais próximos de nós, ou então como a unidade de anos luz que já não é suficiente e astrônomos passam a usar unidades Parsec (onde se usa quiloparsec e megaparsec).  
Outras curiosidades também sobre os planetas são mostradas aqui no programa, como o planeta: Mercúrio que é o menor planeta do sistema solar e que leva 88 dias para dar uma volta completa no sol e por incrível que pareça ele não é o planeta mais quente do sistema solar tem a maior variação do sistema, de dia sua temperatura chega aos 400° C a noite sua temperatura cai para – 170° C isso num único dia, mas um dia em Mercúrio dura quase 59 dias terrestre. 

Imagem do canal do youtube Origens TV Novo Tempo
E o que dizer de Vênus o planeta mais próximo da terra, é o planeta mais quente, seu tamanho também se assemelha ao da Terra sendo um pouco menor um dia lá é o que vale 243 dias terrestres, e sua translação dura 224 dias terrestres, um dia é mais longo que um ano e sua translação é no sentido contrário aos demais planetas o sol nasce no oeste e se põe no leste.


Imagem do canal do youtube Origens TV Novo Tempo
        Marte o planeta queridinho dos terráqueos é praticamente a metade da Terra e têm duas luas, sua rotação é quase o dobro do nosso, um dia é de 24h e 37 minutos.


Imagem do canal do youtube Origens TV Novo Tempo

       O maior planeta do sistema solar Júpiter (o grande Gasoso), onze vezes maior que a Terra, sua translação leva 12 anos terrestres, um dia lá dura 9h e 50 minutos, ele tem 9 luas e dois anéis e 4 de suas luas fazem movimento contrário, ou seja, retrogrado; ele serve de escudo para proteger a terra pois receber muitos meteoros.


Imagem do canal do youtube Origens TV Novo Tempo
     Saturno o segundo maior planeta do sistema, tem 7 anéis e demora 29 anos para realizar a translação, ele é nove vezes maior que a Terra, um dia lá leva 10h e 14 minutos terrestres e ele ainda tem 18 luas conhecidas. Esses planetas já eram conhecidos desde a antiguidade.


Imagem do canal do youtube Origens TV Novo Tempo
        Conhecidos após a criação do telescópio o planeta Urano tem 4 vezes o tamanho da Terra e sua translação demora 84 anos, o dia lá demora 10h e 15 minutos terrestres, sua rotação é contrária e seu eixo é inclinado e cada uma de suas estações demoram 20 anos, ele ainda tem 11 anéis e 15 luas. 


Imagem do canal do youtube Origens TV Novo Tempo
       Netuno descoberto em 1846 já era conhecido antes mesmo de sua descoberta por cálculos de alguns astrônomos, é o mais distante do sistema solar, tem 58 vezes o volume da Terra, sua translação demora 164 anos e 280 dias terrestre, tem 8 luas e 4 anéis.


Imagem do canal do youtube Origens TV Novo Tempo
         Confiram mais curiosidades sobre distâncias entre nossos vizinhos no universo e distâncias entre outras galáxias assista ao vídeo abaixo e se maravilhe com um universo cheio de curiosidades.



                      

Se gostar comente!
Medidas e comparações - Astronomia #6 Medidas e comparações - Astronomia #6 Reviewed by Ana Lima on 16:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Oii, agradeço a visitinha! espero que tenha gostado, sua opinião é muito importante!
Bjus!

Tecnologia do Blogger.