O Mistério das Sequoias Gigantes.

Neste último programa da temporada temos um tema magnifico do qual simplesmente amei, espero que gostem!

A primeira vez que ouvi falar esse nome foi em um episódio do desenho animado X- Men, no qual o professor Hank Mccoy leva seus alunos para realizarem estudos no parque das Sequoias, e ao ver o título do ultimo programa da temporada Origens tive a imensa convicção de que seria uma serie de dois episódios incríveis. Mas enfim o que são mesmo as sequoias?

“A sequoia-gigante (Sequoiadendron gigantea) é a única espécie do gênero Sequoiadendron, inserido no grupo de coníferas pertencentes à família Cupressaceae. As sequoias são consideradas as maiores árvores do mundo tanto em altura como em diâmetro, já foram registradas em alguns casos de que as sequoias mediram 18 metros de diâmetro e 115 metros de altura, a sequoia mais antiga registrada tem 4.650 anos, e ainda apresenta uma forte resistência com cascas grosas o que ajuda em casos de queimadas”.
fonte: Wikipédia.

O tamanho em si não é apenas uma das maravilhosas curiosidades sobre elas são também fosseis vivos que contam a história da humanidade através dos séculos, encontradas apenas nos Estados Unidos existiam em torno de 40 espécies de sequoias, hoje existem apenas duas. Fosseis delas foram encontradas no Ártico. Antes o clima era úmido o que beneficiava essa diversidade que predominavam na era Mesozoica em períodos triássico, jurássico e cretáceo.

Imagem da TV Novo Tempo


Existem métodos de datações de árvores, as sequoias, por exemplo, consomem cerca de três mil litros de água por dia em temporadas de crescimento e o solo abaixo delas apresenta Ph maior do que em outros lugares, tendo maior índices de nitrogênio, cálcio, magnésio e fósforo, a coloração de sua casca é devido ao acido tânico, a destruição de muitas sequoias ocorreu de interesses econômicos.

Imagem da TV Novo Tempo

São denominadas como imortais biologicamente, podendo ser extintas por predadores e fenômenos da natureza (dilúvio), mas não por envelhecimento, sendo espécies endêmicas que contam a história do dilúvio, quem sabe? talvez? O que se sabe é que essas sequoias nasceram ao mesmo tempo praticamente, e sequoias mais antigas podem ter sido extintas (veremos no programa) pelo dilúvio! Para saber mais sobre as amáveis sequoias assista ao programa e descubra um universo magnífico criado pelo maior projetista vivo, o nosso Deus!






Se gostou comente! 
*Texto retirado do documentário Origens: O mistério das Sequoias Gigantes (adaptado).

0 comentários:

Postar um comentário

Oii, agradeço a visitinha! espero que tenha gostado, sua opinião é muito importante!
Bjus!