Dia Nacional da Biblioteca

        



             O Dia da Biblioteca é celebrado em 9 de abril devido a um evento histórico. Esse dia foi escolhido para marcar a criação da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 9 de abril de 1810, no Rio de Janeiro, por Dom João VI. Ela foi uma das primeiras instituições no Brasil voltadas para o armazenamento e a conservação do conhecimento.

Ao falar de Biblioteca temos que falar da Biblioteconomia que é uma importante área do conhecimento, ajudando a organizar tudo e garantindo que a informação chegue a todos! Ela também tem um papel de guardiã da memória histórica, mantendo nosso passado seguro, e dá aquele empurrãozinho para áreas como educação, pesquisa e cultura! E para celebrar este dia vamos de dicas de livros.

                                                A Biblioteca da Meia-Noite.

A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.


A biblioteca dos sonhos secretos: 

Uma história sobre a magia dos livros e seu poder de conectar pessoas.


Uma história sobre a magia dos livros e seu poder de conectar pessoas.

O que você procura?

Essa é a pergunta que a enigmática Sayuri Komachi faz a quem visita a biblioteca do Centro Comunitário de Tóquio em busca de ajuda.

A lista de livros que ela recomenda sempre contém um título inusitado que se torna o agente de uma mudança.

Em cinco histórias independentes que se entrelaçam de maneira sutil, você conhecerá pessoas que estão em momentos diferentes da vida, lidando com situações como a frustração no trabalho, a falta de oportunidades, o medo do fracasso e a vontade de começar de novo.

A Sra. Komachi tem o dom de saber exatamente de qual livro cada visitante precisa para mudar de perspectiva e voltar a alimentar seus sonhos.

Às vezes, as mudanças mais transformadoras não são as mais grandiosas: são aquelas que nos fazem ver a vida – e suas infinitas possibilidades – de uma maneira inteiramente nova.

E você? O que está procurando?

Um Corpo na Biblioteca.


Não era sonho. Na verdade, mas parecia um pesadelo: o corpo de uma bela e desconhecida jovem jazia na biblioteca da família Bantry. Com o caos instaurado em sua casa, Dolly Bantry só conseguia pensar em uma pessoa para lhe ajudar: Miss Marple. Conhecida por desvendar os mais curiosos acontecimentos na pacata St. Mary Mead, a adorável velhinha percebe desde o início que há alguma coisa errada naquela biblioteca. Durante anos Agatha Christie planejou escrever um livro sobre um crime em uma biblioteca, até que, de férias no litoral inglês, encontrou a inspiração que faltava. Um corpo na biblioteca – publicado em 1942 – é considerado por fãs e especialistas um dos melhores mistérios de Miss Marple.


A bibliotecária dos livros queimados.



Emocionante e inspirador, A bibliotecária dos livros queimados é um envolvente romance inspirado na história real do Council of Books In Wartime e uma ode à beleza, ao poder e à força da literatura.

Com o sucesso de seu romance de estreia, a romancista Althea James é convidada pelo próprio Joseph Goebbels para um intercâmbio cultural em Berlim. Desfrutando de uma estada agradável, ela é surpreendida quando conhece um grupo que lhe apresenta a verdadeira cidade por trás das aparências e que a faz se juntar à Resistência.

Em 1936, com o avanço da ofensiva nazista, Hannah Brecht deixa a Alemanha quando o irmão é preso e levado para um campo de concentração. Na França, ela se dedica à Biblioteca Alemã da Liberdade, onde vê a oportunidade de lutar contra a censura dos livros uma vez queimados pelos nazistas. Oito anos mais tarde, não imaginava que essa batalha ainda estaria longe de se encerrar.

Em 1944, nos Estados Unidos, a publicitária Vivian Childs tem como objetivo impedir que um senador censure e encerre o programa que envia livros a soldados.

E, entre as pilhas de livros e narrativas preservadas, as vidas dessas três mulheres se cruzam ― e são mudadas para sempre.


O Mistério da Biblioteca - Agência de Mistérios Marco e Maia: 05


Marco e Maia são jovens detetives que trabalham desvendando os casos misteriosos da pequena cidade de Valleby.

Livros muito valiosos estão sumindo da biblioteca de Valleby. Porém, esses livros sempre contaram com um forte esquema de segurança. O caso parece impossível de ser solucionado, é como se os livros simplesmente desaparecessem no ar.

Marco e Maia estão no caso e terão que monitorar os frequentadores da biblioteca porque algum deles pode ser o culpado. Será necessária muita inteligência e perspicácia para desvendar esse crime, você está preparado para mais esse mistério?


Dewey: um gato na biblioteca.


Como pode um simples gatinho mudar a vida de toda uma cidade?

Com poucas semanas de vida, durante a noite mais fria do ano, Dewey foi abandonado na caixa de devolução de livros da biblioteca pública da pequena cidade de Spencer, em Iowa. Na manhã seguinte, ele foi encontrado pela diretora do local, Vicki Myron, uma mãe solo que sobreviveu à perda da fazenda de sua família, a um câncer de mama e a um ex-marido alcoólatra.

Dewey conquistou o coração dela e de todos os seus funcionários, caminhando lentamente para se esfregar em cada um deles em um gesto de carinho e agradecimento. Nos dezenove anos seguintes, se tornou um símbolo de amor e amizade e comoveu os frequentadores da biblioteca com seu entusiasmo e sexto sentido para identificar quem mais precisava dele.

À medida que sua fama se espalhava, Dewey se tornava um motivo de orgulho para Spencer e incentivou não só o hábito da leitura, como ajudou a população a lidar com os próprios traumas e problemas pessoais, e recuperou a autoestima da cidade.

Escrito por Vicki Myron com a colaboração de Bret Witte, Dewey: um gato na biblioteca é uma história inesquecível sobre o poder curativo dos animais e dos livros.


Na biblioteca da rua direita.



O ratinho Otto passava os dias lendo na antiga biblioteca da Rua Direita. Lia os mais diversos livros: aventuras, fantasia, mistérios da natureza... Tudo o que ele queria saber encontrava-se nas páginas. Bastava apenas juntar as letrinhas. O melhor aconteceu quando ele achou um livro de capa verde, cheio de estrofes. Recitando-os, foi ouvido por uma ratinha. Logo se apaixonaram e constituíram uma bela família que hoje frequenta uma seção especial da biblioteca. Qual será?


Fonte das imagens e sinopses: Editora M.Books, Amazon, editora Callis, editora HarperCollins, editora Bertrand Brasil, imagem desenvolvida no Canva.
Espero que gostem!

Dia Nacional da Biblioteca Dia Nacional da Biblioteca Reviewed by Ana Lima on 06:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Oii, agradeço a visitinha! espero que tenha gostado, sua opinião é muito importante!
Bjus!

Tecnologia do Blogger.