Anak Krakatoa entra em erupção.



Se você está no mundo é bem possível já ter ouvido falar em um dos mais conhecidos vulcões do planeta, também conhecido por grandes tragédias (antes mesmo de sua existência) isso por que o Anak Krakatoa se originou depois que o Krakatoa entrou em erupção em 1883, uma ilha vulcânica que ficou conhecida e marcada na história por ser o segunda maior erupção catastrófica que o mundo já teve.

E a dois dias atrás o esse gigante acordou novamente.

Origem do Anak Krakatoa.

Como dito o Anak Krakatoa surgiu depois da erupção de seu “pai Krakatoa”. Esse evento durou algo em torno de 22 horas e causou a morte de mais de 36 mil pessoas isso devido aos Tsunamis e também a grande poeira e cinzas que foram lançadas na atmosfera. O Krakatoa possuía um diâmetro de 16 km e lançou mais de 20 milhões de toneladas de (para você que fugiu da escola kkkk) gases (carbono e enxofre), fumaça, explosões, material magmático e outros. Em 1927 surgiu uma nova ilha com 324 metros de altura que cresce 5 centímetros por ano. Considerado 13 vezes mais intenso do que a bomba atômica de Hiroshima e gerou também o ruído mais alto registrado na história, podendo ser ouvido a 4,8 mil quilômetros, há relatos de pessoas que tiveram seus tímpanos estourados.

Imagem da Internet

Por que a Indonésia?

O Anak Krakatoa está localizado no estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na província Indonésia, situado em uma das maiores cadeias vulcânicas do mundo o Círculo de Fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico, composto por países como: Japão Alasca no Estados Unidos, Canadá, México, Panamá, Colômbia, Chile, Tailândia, Indonésia, Malásia, Filipinas e outros.

Consequências da erupção de um Vulcão.

E as consequências desse evento natural é terrível, assim que ocorre as explosões são lançados fragmentos de rocha, lava viscosa (material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1250 °C) e uma coluna de fumaça e gás. Ocorre a perda da vida humana, animal, vegetal e solo. A poeira de cinzas lançadas de um vulcão pode chegar até 16km de altura como vulcão Raikoke que foi vista do espaço. As cinzas que pairam sobre a atmosfera pode impedir a entrada de raios solares e gerando queda na temperatura (1° Grau), e ainda deixou a terra meio que as escuras. O Anak Krakatoa segundo os cientistas possuí 50 km subterrâneo de magma. Ondas de 40 metros alturas chegaram aos Estados Unidos e América do Sul, além do oceano pacifico por inteiro e levando à costa blocos de corais de até 600 toneladas.



Anak Krakatoa e o Tsunami em 2018.

Em 22 de dezembro de 2018 um Tsunami arrasou a ilha de Java deixando mais de 200 mortos e mais de 800 feridos. O que poderia ter causado esse evento é a combinação entre um deslizamento de terra submarina provocada pelo Krakatoa e a maré alta durante a lua cheia.

Erupção do Anak Krakatoa em 2020.

O Anak Krakatoa teve sua explosão na madrugada do dia 11 de abril (sábado) lançando fumaça ade cinzas a cerca de 500 metros. A explosão pode ser ouvida na capital da Indonésia Jacarta localizada a 150 km do Anak Krakatoa. Até o presente momento não há ocorrência de mortes, vamos esperar próximas notícias!

Top 30 Anak Krakatau GIFs | Find the best GIF on Gfycat
Imagem de Gfycat

Seguiremos aqui confiando em Deus e tendo a consciência de que não somos únicos e tudo o que fazemos na mente com pensamentos e sentimentos refletem no exterior!

Adaptado de fontes: Wikipédia, Renovamidia, Mega Curioso.

Se curti, comente! #estamosjuntos.




Fonte: Imagem da Internet!

Anak Krakatoa entra em erupção. Anak Krakatoa entra em erupção. Reviewed by Ana Lima on 19:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Oii, agradeço a visitinha! espero que tenha gostado, sua opinião é muito importante!
Bjus!

Tecnologia do Blogger.