Dia Internacional da mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

 


Você sabia da existência dessa data? Eu não sabia e não podia deixar de falar um pouco dela aqui no blog, não só pelo motivo de ser uma Mulher Negra, mas também para lembra-los da importância de um dia como esse.

A data surgiu após um evento que reuniu mulheres negras Latinas e Caribenhas na Republica Dominicana, em 1992 (ano em que nasci J). Além de dar visibilidade as lutas das mulheres contra a opressão, violência e inexistência de direitos a luta também é contra o racismo e sexíssimo. 

Mas porque a data é importante para a nossa sociedade? Pelos motivos citados acima e também devido a nossa sociedade ser bélica as mulheres em especial, as mulheres negras em grande maioria faveladas. Deixando claro esse não é um texto feminista (não acredito nessa bobagem, de extremos!) esse bate papo é para refletirmos sobre a nossa sociedade (querendo ou não injusta e sim machista em muitos aspectos! Eu percebo a sociedade na qual homens e mulheres tem seu papel, do qual podem desempenhar da forma que preferirem, com respeito, dignidade e honestidade).

Dia 25 de julho também traz uma personagem importante em nossa história de Brasil, Tereza de Benguela, escrava que resistiu a escravidão da época e se tornou Rainha Tereza líder de um Quilombo, sobre Tereza deixo logo abaixo dois vídeos para que entendam a importância dela na narrativa brasileira.



Ainda sobre este dia, sou grata por nascer em uma época na qual é possível falar sobre racismo e direitos humanos sem frescura, existe muito a se alcançar, história de vida e luta como a de Tereza devem e precisam ser contadas e admiradas para que possamos evoluir como humanos, de mente dual.






Comente aqui a importância deste dia para você! 
Dia Internacional da mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Dia Internacional da mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Reviewed by Ana Lima on 08:08 Rating: 5

Nenhum comentário:

Oii, agradeço a visitinha! espero que tenha gostado, sua opinião é muito importante!
Bjus!

Tecnologia do Blogger.