Você já terminou um livro de suspense com o coração acelerado ou melhor nem ao menos começou e já estava tenso roendo as unhas e criando teorias? Pois bem, o suspense tem esse poder, mas você sabia que esse gênero tem vários subgêneros? Alguns livros nos prendem pelo aspectos psicológicos e outros pelo aspecto sobrenatural, vamos conhecer cada um?
Suspense Psicológico:
Aqui o perigo é com certeza velado, você só vai descobrir quando estiver totalmente submersa no mar de risco e ameaças, ao invés de focar em eventos externos, esse subgênero mergulha nos conflitos internos, na mente, ou seja, na construção de personagens instáveis e nas relações ambíguas entre eles, esse gênero gera no leitor dúvidas.
🔍 Principais características:
1. Narradores
não confiáveis (que escondem ou distorcem a realidade);
2. Personagens
com traumas, distúrbios ou intenções ambíguas;
3. Relações
complexas e muitas vezes tóxicas;
4. Ambientes
fechados ou opressores (casas, hospitais, escolas);
5. Final que vira tudo de cabeça para baixo.
Livros de suspense psicológico para te deixar obcecada: Silêncio da Casa Fria, de Laura Purcell, Garota Exemplar, de Gillian Flynn e A Paciente Silenciosa, de Alex Michaelides.
Suspense Sobrenatural:
Aqui tudo o ocorrer no livro não poderá ser explicado pela lógica, nesse subgênero, o mistério é envolto por elementos paranormais ou espirituais e o terror sempre provoca arrepios, com toques sombrios e aqui flertamos com o inexplicável. Esse subgênero é repleto de fantasmas, aparições (espirituais), premonições, casas mal-assombradas, presenças inexplicáveis, forças invisíveis, mas lembrando que não entra no terror.
🔍 Principais características:
1. Elementos
do além (espíritos, assombrações, sinais...);
2. Ambientes
opressivos, antigos ou isolados;
3. Atmosfera
de dúvida e tensão constante;
4. Protagonistas
que não sabem se podem confiar nos próprios sentidos;
5. Final ambíguo ou aberto (às vezes, nada é totalmente explicado).
Livros de suspense sobrenatural para sentir arrepios: O Iluminado, de Stephen King, A assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson e Coraline, de Neil Gaiman.
Suspense de Ação / Thriller:
Sabe aquele livro que você começa despretensioso e quando percebe, já terminou o livro sem piscar? Esse com certeza é o subgênero "Thriller" que vem do inglês thrill, que quer dizer: emocionar, agitar, dar arrepios. Ele é um suspense mais direto e acelerado, onde a ação é garantida, o perigo é real e o tempo parece estar sempre correndo.
🔍 Principais características:
Ritmo
rápido e capítulos curtos;
Situações
de risco iminente;
Clima
de urgência e tensão constante;
Protagonistas
inteligentes e com passado marcante;
Vilões
complexos e ameaçadores;
Cenários internacionais ou urbanos caóticos.
Livros no subgênero thrillers pra ler hoje: A Mulher Na Escuridão, de Charlie Donlea, Você Não Deveria Estar Aqui, de Jeneva Rose e O Código Da Vinci, de Dan Brown.
E porque deveríamos ler esses tipos suspenses? Ele faz a gente pensar, sentir e teorizar o tempo todo é uma leitura ativa, mentes instáveis, memórias falhas, manipulação emocional, ritmo rápido, ambientes opressivos, antigos ou isolados e silêncios ensurdecedores que adoramos nesse gênero, esse é a parte I, logo sairá a parte II.
Já leu algum desses
autores? Me conta nos comentários qual o subgênero você mais gosta.
Fonte das imagens por ordem: Darkside, Arqueiro, Faro Editorial, Amazon, Suma, Alfaguará, Intrínseca e Record.
Sinopses dos livros: Skoob e Editoras.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Oii, agradeço a visitinha! espero que tenha gostado, sua opinião é muito importante!
Bjus!