O vegetarianismo vai muito além de uma escolha alimentar é um estilo de vida que carrega reflexões sobre saúde, meio ambiente, respeito aos animais e uma nova relação com a comida. Por que as pessoas escolhem o vegetarianismo? Os motivos são muitos, saúde, ética animal, meio ambiente, cultura, espiritualidade e consciência alimentar são alguns fatores.
Cada um encontra a sua própria razão (eu encontrei a minha) a saúde foi a primeira alternativa, comecei a pesquisar dietas vegetariana equilibradas que poderiam reduzir o risco de doenças digestivas, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, além de melhorar o meu bem-estar geral. E depois a ética animal, muitos deixam de consumir carne em respeito aos direitos dos animais, recusando-se a participar de práticas que envolvam sofrimento animal.
Meio ambiente, como, por exemplo: a pecuária é uma das principais responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, pelo desmatamento e pelo consumo excessivo de água. Uma das soluções é optar por uma alimentação vegetariana é uma forma direta de impactar menos o planeta. Cultura e espiritualidade também é um ponto forte, por muito tempo fui Adventista do Sétimo Dia e tive uma grande (e feliz, influencia alimentar saudável!) Em algumas religiões ou filosofias de vida, o vegetarianismo é um princípio de respeito à vida e harmonia espiritual. E por consciência alimentar, muitos percebem que a mudança na alimentação traz mais conexão com o que consomem e maior responsabilidade sobre suas escolhas.
Mitos e Verdades sobre o Vegetarianismo:
Infelizmente, o vegetarianismo ainda é cercado de crenças erradas. A ideia de que o “Vegetariano não consome proteína”, mas a verdade é que o vegetariano consome, sim proteína, e alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, tofu e castanhas são ótimas fontes de proteína vegetal.
É cara? Depende, se você basear sua alimentação em legumes, verduras, grãos e cereais, o vegetarianismo pode sair até mais barato que uma dieta rica em carnes e produtos industrializados.
É uma alimentação sem graça? Mentira total, muito pelo contrário! É uma delícia, o vegetarianismo abre portas para uma infinidade de sabores, temperos, combinações e formas de preparo que muitas vezes passam despercebidas em dietas tradicionais.
Tenho algumas receitas aqui no blog e vídeos também, confiram clicando nas imagens:
O vegetarianismo não precisa ser um corte radical ou uma mudança difícil, eu comecei aos poucos, pesquisei analisei desvantagens e vantagens e por fim eu só vejo vantagens a mais de 11 anos e não me arrependo, mas começar aos poucos, entender os motivos e descobrir novos sabores pode transformar sua relação com a comida e até com o mundo muito melhor.
Viva
o vegetarianismo! Acesse minha pasta comida vegetariana no Pinterest.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Oii, agradeço a visitinha! espero que tenha gostado, sua opinião é muito importante!
Bjus!